sexta-feira, abril 06, 2012

Nós dessalgando

Não que seja uma tradição na minha família, mas resolvemos fazer um bacalhau nesta Páscoa. Não lembro qual foi a primeira vez que comi bacalhau, mas virei um admirador. Não sei se é o gosto do peixe ou se porque os pratos são elaborados – e normalmente com azeitonas – que fazem com que eu considere uma comida deliciosa.

Em Joinville, ainda não conheço opções para comer um bom bacalhau (se alguém conhecer, peço dicas). Porque considero que bacalhau vale a pena pagar para comer fora. Dessalgar sempre foi um desafio. Este ano, descobri que comprar também é. São tantos tipos e começo a desconfiar que vendem gato por lebre, ou quem sabe algum peixe parecido como bacalhau. O bacalhau que parecia estar num preço bom trazia na etiqueta: “peixe tipo bacalhau”. Então, é bacalhau ou não? Resolvi não arriscar. Comprei um belo pedaço de lombo.

Depois de comprado, o desafio principal: dessalgar. Parece tão fácil – é só colocar na água. Mas quantas vezes? Como saber se ainda está salgado? Precisa refrigerar? Encontrei um site com dicas que gostei. Vou seguir.

A receita que vamos fazer? No forno, com batatas, tomate, ovos, cebola e azeitonas. E muito azeite. Claro que vai ter um bom vinho para acompanhar. Depois conto se ficou bom.

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário: