quarta-feira, outubro 08, 2014

Pais aprendendo...

Eu confesso que já mordi minha língua nesta aventura de criar dois filhos... Quantas vezes, no passado, eu não julguei errado ações e posturas de outros pais na criação dos seus filhos que, somente agora, tendo meus próprios filhos, eu percebi que fazem parte do difícil aprendizado dos pais... Porque ter filhos também é uma baita educação para os pais, não acham?

Uma das coisas que aprendi é a dificuldade de ver TV. E não adianta falar que deixar as crianças verem TV não é correto porque, em alguns momentos (ou vários, se preferirem), é a TV que tranquiliza o ambiente.

Eu não acreditava quando meus amigos já pais diziam que eu iria adorar o Patati Patatá, a Galinha Pintadinha e o Discovery Kids. Hoje, quando perguntam se eu vi tal comercial, eu pergunto: "Passa na Discovery Kids? Não... Então, eu não vi."

Ah, mas eu sou muito esperto e coloquei duas televisões na sala! Uma na brinquedoteca, menor, para eles, e outra na sala de TV, maior...
Primeiro plano: sala de TV
Segundo plano: brinquedoteca,
com TV embutida no móvel
Não iria ser por falta de TV que eu iria perder a Fátima Bernardes (ou a Patrícia Poeta...). Doce ilusão.

Alguns dos problemas:

1. Ver o noticiário, que eu tanto gostava, gera muitas perguntas: por que o homem está sendo preso? por que o avião caiu? Isto quando não tem cenas de violência... Percebi até que perder o noticiário nem é tão ruim assim.

2. É difícil encontrar programas que não tenham cenas inapropriadas para crianças pequenas. E quando o programa é inocente, o comercial atrapalha, com a chamada para o filme da noite mostrando as cenas mais fortes para atrair a atenção.

3. Filmes e desenhos de superheróis sempre vão ter violência, mesmo que seja nos formatos de quadrinhos. É certo que seu filho vai imitar e fazer barulhos tipo "Punch", "Kapon", "Bang"... Neste item, sofremos ao ver que Lucas gostava do Batman e do Homem Aranha. Logo compramos os DVDs ou achamos os filmes na TV a cabo e deixamos ele assistir. Mas tivemos que parar. Era muita violência... Por enquanto, com superheróis, o único que se salvou foi o filme do Batman em formato de Lego.

Ainda bem que criança não se importa de ver milhares de vezes a mesma coisa... É nestes momentos que eu entendo bem o significado da expressão "de cor e salteado"... Eu já vi Carros, Aviões, Frozen, e tantos outros várias vezes. Eu acho que nenhuma delas de cabo a rabo, somente salteada... De vez em quando, vejo uma cena e penso: "Será que eu já tinha visto esta cena antes?"

Mas tem algumas vantagens neste aprendizado. Voltei a ir no cinema após uns 8 anos. Sabem que filme? Aviões 2!



Nenhum comentário: