sexta-feira, setembro 29, 2006

Eleições 2006

Neste domingo, vamos escolher novamente o presidente do Brasil. Nunca fui de expor nem discutir muito política, mas este ano mudei um pouco. Em alguns momentos, discuti e coloquei minhas opiniões, tentando identificar o que fazia que o Lula estivesse na frente das pesquisas, mesmo com tantos escândalos. Tentei mostrar a importância do voto e a necessidade de fazermos algo. Aqueles que se manisferam a favor do Lula realmente eram mais humildes, e acreditavam que o Brasil estava melhor nos últimos 4 anos.

É uma pena que nem todos consigam ver e entender que os indicadores parecem estar bons porque o mundo está melhor. O Brasil está deixando passar esta oportunidade para realmente alavancar um ciclo de crescimento, melhorando a longo prazo as condições socio-econômicas do país. Infelizmente, estamos crescendo abaixo da média mundial.

Ainda existe esperança que ocorra uma virada nesta reta final. Por isso, não vote nulo, não vote em branco. Estes votos só ajudam quem está na frente. Vote consciente.

E não é só o voto para presidente que é importante. A Câmara de Deputados tem que melhorar também. Pense no seu candidato a deputado federal. O partido de seu candidato é oposição? O partido do seu candidato fez parte dos escândalos? Muitas vezes, um deputado federal muito votado "leva" consigo outros candidatos do mesmo partido que não teriam votos para se eleger. São as nuâncias da lei eleitoral brasileira. Você pode estar votando em quem não gostaria. Evite os candidatos blockbusters como Enéas. Na última eleição, ele conseguiu tantos votos que se elegeu e levou juntos outros 5 ou 6 candidatos do PRONA de SP que tiveram pouquíssimos votos. E você ouviu falar de algum deles nos últimos 4 anos? Nem do Enéas...

Vote! Às vezes parece que não adianta nada, mas o voto é a forma que temos de mostrar o que queremos para o país.

Nenhum comentário: