Ei, será que tem algo errado neste título? Não, não tem...
Fazem 16 anos que estive na África do Sul - este mesmo país que esta semana começa a sediar a Copa do Mundo de 2010 e que estará no centro das atenções mundial.
Eu lembro que quando a FIFA selecionou a África do Sul como anfritriã para esta Copa, eu pensei e sonhei em revisitar este país, reencontrar os amigos que deixei por lá, rever as belas paisagens deste país tão parecido com o Brasil. Mas, infelizmente, não estou realizando este sonho. Mas as lembranças que este evento trazem são muito boas. Tentarei mostrar algumas delas aqui durante este próximo mês.
Foi em janeiro de 1994 que estive lá. Passei 10 semanas num intercâmbio cultural patrocinado pelo Rotary Club. Na época, nem me liguei que 1994 foi o ano do fim do Apartheid. Eu, branco, indo para morar numa casa de sul-africanos descendentes de indianos, numa vizinhança - Shallcross - onde predominavam estes descendentes. Uma explicação: no estado de Natal, onde fica a cidade de Durban, onde passei parte desta 10 semanas, existem muitos descendentes de indianos que foram para a África do Sul trabalhar na cultura da cana de açúcar. E com o Apartheid, eles também tinham os locais onde podiam ir, onde podiam morar. Em 1994, mesmo com o fim daquele regime de segregação, as pessoas ainda moravam separadas - não por imposição de lei, mas por continuarem morando onde já estavam.
Será que no Brasil também não temos esta espécie de Apartheid?
A Copa fez que eu retomasse o contato por e-mail com meus anfitriões na África do Sul. Um amigo de minha tia está lá na África do Sul para a Copa e deve encontrá-lo. Ele tem um blog para contar suas aventuras por lá. Está sendo muito legal ler as impressões dele.
E a overdose de Copa na TV nesta época, reforçam as minhas impressões e lembranças também: espero poder contar sobre o que senti da infra-estrutura deste país, das viagens que fiz por lá e como este intercâmbio mudou minha vida. Uma bela experiência. Que venha o pontapé inicial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário