Domingo perfeito, pelo menos no futebol. O Figueira foi campeão do 1o. turno do campeonato catarinense. E o Flamengo foi campeão do 1o. turno do campeonato carioca. Carioca? Vamos parar e pensar um pouco.
Carioca é como são chamados os indivíduos que nascem na cidade do Rio de Janeiro. Então, o campeonato carioca deveria ser o campeonato das equipes da cidade do Rio de Janeiro. Mas não é. O campeonato é das equipes do Estado do Rio de Janeiro. Se bem que, tirando algumas exceções, o campeão destes campeonatos é sempre carioca.
Chamar o campeonato carioca de campeonato fluminense seria o mais correto. Mas será que não estaríamos influenciado o time do Fluminense? Que confusão.
A origem desta confusão é o fato de ter existido o Estado da Guanabara. Enquanto existiu este Estado (1960 a 1975), havia 2 campeonatos, o Campeonato Fluminense o e Campeonato Carioca. Após a unificação do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro. Manteve-se o termo campeonato carioca para o campeonato de clubes de todo o Estado.
Mas o que significa carioca? Segundo a Wikipedia, carioca significa, em tupi-guarani, "casa de branco". O que isto tem a ver com quem nasce nesta cidade? Bem, isto não está explicado. Interessante é a explicação para o termo "carioca da gema". Este é o termo para pessoas nascidas na cidade do Rio de Janeiro, com pai e mãe também carioca. A pessoa é carioca antes mesmo de nascer. "Carioca da clara" tem os pais nascidos em outro lugar.
Hoje, o Flamengo foi campeão do 1o. turno do campeonato fluminense. Mas que poderia ser chamado de um turno de um campeonato carioca, e "carioca da gema", afinal os dois finalistas eram da cidade do Rio de Janeiro. Entendeu?
Um comentário:
Aprendi muito
Postar um comentário