Recebi umas fotos de um navio que teve problemas no seu motor nesta semana. Bem, digamos que os problemas no motor foram os menores... Veja o vídeo.
O M/V Fedra, construído em 1977, era um navio cargueiro de 35 mil toneladas de capacidade. Estava fundeado na Baía de Gibraltar e não conseguiu ligar seus motores durante uma tempestade. Os ventos e ondas levaram o navio para as rochas, no ponto conhecido como Europa Point. Procurando notícias sobre este incidente, acabei estudando um pouco sobre Gibraltar.
A imagem no Google Earth é muito interessante. Um ponto onde Europa e África ficam bem próximas. Um local de tráfego intenso de embarcações. E um local propenso a incidentes com navios. É o terceiro em menos de um ano.
Gibraltar é um território britânico - pertence a Grã-Bretanha. Fez parte de um acordo em 1713 após a Guerra da Sucessão Espanhola. Neste acordo, ficou estabelecido que todas provisões para o território deveriam seguir por mar, exceto em emergências. Mesmo assim, seus moradores - pouco menos de 30 mil - querem manter-se assim, como território britânico, apesar da pressão espanhola. Apenas querem mais autonomia.
Num território tão pequeno e quase cercado pelo mar por todos os lados, é evidente que a economia depende da sua posição estratégica na entrada do Mediterrâneo. Mas o seu aeroporto também chama a atenção. A pista é cortada pela única estrada deste país, que tem um semáforo para evitar uma catástrofe. Clique para ver as fotos!
Mas um aeroporto assim tem suas vantagens - é o aeroporto mais perto do centro de uma cidade - menos de 500 metros! Ou será que o centro da cidade que é perto do aeroporto?
Um comentário:
Hi there! Tudo bem ?
ahh a SOL reclamou do nosso blog Luxembourgdaily feito em ingles?*rs
Saudades dos amigos!
beijo no coraçao!
Postar um comentário