Antes de recomeçar (e terminar), espero não estar assustando apenas com teorias e idéias, sem exemplos. O livro é recheado de exemplos que permitem entender bem estes conceitos. Permitem até concordar com o autor, afinal a maioria dos exemplos traz erros em investimentos de pessoas que não seguiram os axiomas. Mas como culpá-los, eles ainda não os conheciam...
Agora, complemento com os últimos 6 grandes axiomas.
Quem nunca teve um palpite de um bom investimento? A dica é não confiar cegamente neste palpite, nem descartá-lo imediatamente. Estude-o. Submeta a um teste: este palpite pode ser explicado? Apenas tome o cuidado de não confundir intuição com esperança.7o. Grande Axioma: Da Intuição - Só se pode confiar num palpite que possa ser explicado.
Recebeu alguma indicação divina? Crê em alguma superstição? Mantenha isso longe dos seus investimentos. E se astrologia ou horóscopo funcionasse para ajudar nas finanças, todos seríamos ricos - principalmente os astrólogos.8o. Grande Axioma: Da Religião e do Ocultismo - É improvável que entre os desígnios de Deus para o Universo se inclua o de fazer você ficar rico.
Cuidado com a sensação boa trazida pelo otimismo. Não se esqueça dos outros axiomas (da ganância, das previsões,...) quando estiver com a sensação de que tudo vai dar certo. Esteja pronto para agir caso as coisas comecem a dar errado, com confiança.9o. Grande Axioma: Do Otimismo e do Pessimismo - Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas..
Não seja um maria vai com as outras. Afinal, a melhor hora para comprar algo é quando ninguém quer. Exerça seus conhecimentos antes de embarcar numa aposta da maioria. Como dizia Descartes: "Penso, logo existo." Siga os seus princípios, pela sua consciência e não porque todos estão fazendo.10o. Grande Axioma: Do Consenso - Fuja da opinião da maioria. Provavelmente está errada.
Perserverança é como o otimismo e a esperança, grandes qualidades, mas não para especuladores. Se não deu certo, saía. Não imagine que aquele investimento ficou te devendo dinheiro. Você pode ganhar dinheiro com outro papel. Este axioma também condena a estratégia do preço médio, onde se compra mais ações que estão no prejuízo para reduzir o preço médio. Só faça isto se considerar que o papel pode realmente dar resultados. Do contrário, você apenas estará se iludindo.11o. Grande Axioma: Da Teimosia - Se não deu certo da primeira vez, esqueça.
Evite planos a longo prazo. Eles apenas eliminam a sua mobilidade. O único planejamento de longo prazo é ficar rico. Não dá para saber quando, nem como. Reaja aos acontecimentos à medida que eles acontecem. Afinal, ninguém sabe o que vai acontecer na próxima semana, muito menos daqui a alguns anos.12o. Grande Axioma: Do Planejamento - Planejamentos a longo prazo geram a perigosa crença de que o futuro está sob controle. É importante jamais levar muito a sério os seus planos a longo prazo, nem os de quem quer que seja.
Gostou? Então aplique. Mas do seu jeito. Afinal, como os próprios Axiomas ensinam, ninguém sabe o futuro. Nem os que moram em Zurique...
Um comentário:
Kátia,
Estou seguindo os axiomas. Mas também utilizando os meus próprios conceitos e idéias. Como dizia a propaganda: "Cada um na sua..."
Celso
Postar um comentário