Uma das coisas que aprendi é a dificuldade de ver TV. E não adianta falar que deixar as crianças verem TV não é correto porque, em alguns momentos (ou vários, se preferirem), é a TV que tranquiliza o ambiente.
Eu não acreditava quando meus amigos já pais diziam que eu iria adorar o Patati Patatá, a Galinha Pintadinha e o Discovery Kids. Hoje, quando perguntam se eu vi tal comercial, eu pergunto: "Passa na Discovery Kids? Não... Então, eu não vi."
Ah, mas eu sou muito esperto e coloquei duas televisões na sala! Uma na brinquedoteca, menor, para eles, e outra na sala de TV, maior...
Primeiro plano: sala de TV Segundo plano: brinquedoteca, com TV embutida no móvel |
Não iria ser por falta de TV que eu iria perder a Fátima Bernardes (ou a Patrícia Poeta...). Doce ilusão.
Alguns dos problemas:
1. Ver o noticiário, que eu tanto gostava, gera muitas perguntas: por que o homem está sendo preso? por que o avião caiu? Isto quando não tem cenas de violência... Percebi até que perder o noticiário nem é tão ruim assim.
2. É difícil encontrar programas que não tenham cenas inapropriadas para crianças pequenas. E quando o programa é inocente, o comercial atrapalha, com a chamada para o filme da noite mostrando as cenas mais fortes para atrair a atenção.
3. Filmes e desenhos de superheróis sempre vão ter violência, mesmo que seja nos formatos de quadrinhos. É certo que seu filho vai imitar e fazer barulhos tipo "Punch", "Kapon", "Bang"... Neste item, sofremos ao ver que Lucas gostava do Batman e do Homem Aranha. Logo compramos os DVDs ou achamos os filmes na TV a cabo e deixamos ele assistir. Mas tivemos que parar. Era muita violência... Por enquanto, com superheróis, o único que se salvou foi o filme do Batman em formato de Lego.
Ainda bem que criança não se importa de ver milhares de vezes a mesma coisa... É nestes momentos que eu entendo bem o significado da expressão "de cor e salteado"... Eu já vi Carros, Aviões, Frozen, e tantos outros várias vezes. Eu acho que nenhuma delas de cabo a rabo, somente salteada... De vez em quando, vejo uma cena e penso: "Será que eu já tinha visto esta cena antes?"
Mas tem algumas vantagens neste aprendizado. Voltei a ir no cinema após uns 8 anos. Sabem que filme? Aviões 2!
Nenhum comentário:
Postar um comentário