Algumas dicas de alguém que sofreu para cancelar seu número de celular... Foi então que eu entendi a brincadeira: "Mas é CLARO que eu não VIVO sem TIM...". Foi muito difícil cancelar o meu celular da TIM.
Quando voltei do Rio para Joinville, ganhei o celular da empresa, da operadora Vivo. Não fazia mais sentido manter o número da TIM e comprei um celular Vivo também para a Solange. Somente agora, mais de 6 meses depois de cancelar o meu número TIM, acredito que tenha conseguido parar de receber faturas desta operadora... Será?
Mas não reclamo de tudo desta operadora. Ter um plano família foi a forma mais barata de se comunicar a distância com a Solange (excluindo claro o Skype e o MSN). Eu explico.
Dica 1:Antes de ir para o Rio, procurei todas as operadoras. Meu objetivo era falar com a Solange sem pagar ligações interurbanas. E consegui. Compramos 2 celulares e cadastramos no plano Família. As ligações locais eram de graça (até um limite definido por nós). Então, se ela ligasse de Joinville para mim, a ligação era de graça, porque ela ligava sem discar o DDD. Eu só pagava o deslocamento. Se eu ligasse do RJ para ela, eu pagava interurbano. Entendeu? Apenas contratei minutos de deslocamento extras. E funcionava.
Mas como voltei, o plano não fazia mais sentido. Cancelei. Liguei para a operadora e cancelei os dois números. Por insistência, mantive um dos números como pré-pago.
Foi aí que as complicações começaram. Eu tinha pago um valor a mais para a TIM. Então, as primeiras faturas que apareceram após o cancelamento tinham valor zero. Depois, começaram a aparecer faturas para eu pagar. Ainda bem que não estavam em débito automático. Esta é outra dica...
Dica 2:Não coloque suas faturas em débito automático. Ia ser bem mais difícil receber o dinheiro se elas fossem debitadas da minha conta.
A cada fatura que aparecia, eu ligava para a operadora. Explicava o problema toda vez e sempre tinha promessa de solução. Cheguei a receber o dinheiro que eu tinha pago a mais de volta. Mas as contas continuavam. Foram mais de 7 meses assim. Até que descobri o erro. E espero ter o problema resolvido.
Segundo a operadora, quando pedi o cancelamento dos meus números, eles foram devidamente cancelados. Mas a raiz do meu plano família foi mantida. E isto gerava faturas. Mesmo descobrindo o erro, talvez minha falta de paciência nas comunicações com o call center impediam que percebessem que era esse o erro. Agora, dizem que foi devidamente corrigido e as faturas antigas canceladas. Portanto, segue mais uma dica...
Dica 3:Se você tem plano família ou empresarial, tenha certeza de que a raiz do plano foi cancelada.
E uma constatação: a mudança nas regras dos call centers não ajudou nada. Tudo continua como antes, talvez pior. Se tiver que ligar para um destes serviços, ligue com paciência. Os atendentes estão tentando apenas manter seus empregos. São treinados para satisfazer mais o seu empregador que o seu cliente. E não tem culpa disto. Respeite-os e talvez você também será respeitado. Suba sua reclamação para as agências reguladoras ou mesmo até a justiça. Busque seus direitos. Eu fui parcialmente atendido quando liguei para a Anatel.
Torço para que meu problema tenha sido solucionado definitivamente. E espero estar ajudando outros clientes com problema. De qualquer operadora. Hoje eu posso dizer:
CLARO que eu VIVO sem TIM...