Sei que este post vai ter alto Ibope. Isto porque desde que eu resolvi aplicar meu dinheiro em renda variável, em julho de 2006, que recebo a indicação para ler este livro. Demorei bastante para aceitar o conselho, e reconheço que a indicação era boa.
Somente no final de 2007, tendo como incentivo o fato de ter que comprar um presente para um amigo oculto, que resolvi comprar o mesmo livro para mim. Não me arrependo. (...e o amigo oculto também gostou...)
Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o tamanho do livro, com pouco mais de 100 páginas. Mas isto torna a leitura fácil e rápida. E qualquer decepção acaba nas primeiras páginas.
O livro foi escrito por Max Gunther, filho de um investidor suíço e também um investidor, e procura transformar em axiomas as experiências dos investidores daquele país. A Suíça realmente é um país pequeno, encravado entre montanhas, sem petróleo, ouro ou outros riquezas. O que leva os investidores suíços terem tanto sucesso? Leia o livro! Como tira-gosto, leia este post até o final.
Mas o que é um axioma? Devo ter usado pouquíssimas vezes esta palavra na minha vida. Até ler o livro... Com ajuda da Wikipedia, descobri que axioma vem do grego e significa "considerado válido ou adequado" ou "considerado auto-evidente".
Veja a definição completa. Ou seja, axioma é algo aceito como verdade, sem provas científicas.
E quais são os Axiomas de Zurique? São 12 Grandes Axiomas, que vou resumir aqui. (talvez em mais que um post).
1o. Grande Axioma: Do Risco - Preocupação não é doença, mas sinal de
saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante.
Você não vai ganhar muito dinheiro se não arriscar. E arriscando, corre o risco de perder. Isto gera uma preocupação saudável. Agora, só arrisque o que vale a pena. Algo que, se ganhar, vai trazer um bom resultado.
Fuja das diversificações: "ponha todos seus ovos num mesmo cesto, e tome conta do cesto", como dizem em Wall Street. Ou em poucos cestos. A diversificação é uma forma de reduzir o risco. Reduzindo os riscos, menores os ganhos.
2o. Grande Axioma: Da Ganância - Realize o lucro sempre cedo demais.
Defina suas metas para cada ação e realize o lucro quando alcançar esta meta. Os períodos de alta não durarão para sempre. Parta do pressuposto que eles serão breves. Entre nos negócios sabendo quanto quer ganhar. Quando atingir, saía.
3o. Grande Axioma: Da Esperança - Quando o barco começar
a afundar, não reze. Abandone-o.
Quando as coisas vão mal, não adiantar rezar, esperar melhorar ou buscar explicações. Venda! Realize prejuízos. Sei que é difícil. Eu só consegui realizar meus primeiros prejuízos nesta semana. Para comprar algo melhor. Assim como saber perder é uma grande virtude, saber vender com prejuízo também é. Aceite o erro, sem se arrepender.
4o. Grande Axioma: Das Previsões - O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro.
Não investa baseada em previsões. Ninguém tem a mais remota idéia do que acontecerá no futuro. Não tenha como base para suas jogadas o que supostamente vai acontecer, mas sim o que realmente acontece. Reaja rápido aos acontecimentos.
5o. Grande Axioma: Dos Padrões - Até começar a parecer
ordem,o caos não é perigoso.
Não procure alguma ordem onde não exista. Não é porque num passado as coisas aconteceram de um jeito que vão acontecer novamente do mesmo jeito. Isto se aplica também aos grafistas, que buscam alguma ordem em gráficos históricos. Lembre-se: não existe ordem. O caos, e o acaso, derrubam qualquer tentativa de correlação.
6o. Grande Axioma: Da Mobilidade - Evite lançar raízes. Elas tolhem seus movimentos.
Esqueça lealdade, saudade ou fidelidade a algum investimento. Esteja pronto para pular fora ou para entrar em qualquer especulação. Não aplique somente porque gosta da ação ou porque ela já te deu muitos lucros no passado. Aplique porque encontra fundamentos para tal.
Continua...