quarta-feira, setembro 12, 2007

Judiciário x Legislativo

Ultimamente, o Judiciário tem dado bons exemplos para a sociedade brasileira. Hoje, não foi diferente. Do Supremo Tribunal Federal, recebemos mais uma boa notícia: o término da Bolsa Pijama no estado do Mato Grosso do Sul.

Poucos dias antes de terminar seu mandato, o ex-governador do MS conseguiu que fosse aprovada uma pensão vitalícia para ex-governadores. Seu partido: o PT. Este benefício já existia em outros estados. A Ordem dos Advogados do Brasil entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade e, hoje, o STF barrou tal benefício. Este caso pode significar o término deste inacreditável descaso com o uso dos recursos públicos nos outros estados também.

Infelizmente, não recebemos nenhuma boa notícia do Legislativo. Pelo contrário: o senador Renan Calheiros foi absolvido na votação em que estava sendo decidida a sua cassação por quebra de decoro parlamentar. O placar: 40 votos a favor de Renan e 35 votos contra. E 6 abstenções! É, 6 senadores não tiveram coragem de votar. E foram estes 6 senadores que comprometeram o placar. Que péssimo exemplo! Nem escondidos pelo voto fechado, estes senadores tiveram coragem de tomar posição.

Não podemos considerar a Justiça brasileira como um exemplo, mas nas últimas semanas, o STF tem dado um banho! Será que o STF não pode dar um jeito no Congresso Nacional?

Nenhum comentário: