quarta-feira, maio 02, 2007

Vinho Português

Quem acompanha o blog a mais tempo já teve oportunidade de conhecer um vinho tcheco e um vinho sul-africano. Agora, apresento um vinho português.

Os europeus têm uma cultura vinícola mais antiga e diferente do que os brasileiros estão acostumados. Por lá, cultua-se as regiões e não os varietiais. Complicou? Eu explico.

Na França, na Itália, na Espanha, em Portugal e em outros países europeus, é a região que identifica o tipo de vinho. São as DOCs - Denominação de Origem Controlada. Vinhos que apresentam uma mesma DOC terão qualidade similar, apesar de serem produzidos com mais de uma cepa de uva. É uma espécie de selo de qualidade.

Outros países, como Chile, Argentina e o próprio Brasil, preferem classificar seus vinhos pela variedade da uva - os varietais. Temos os cabernet sauvignon, os merlot, os malbec e algumas variedades novas como os carmenère.
Mas nada garante que um cabernet sauvignon tenha uma procedência garantida e seja sinômino de qualidade.
Somente agora, as vinícolas brasileiras estão se unindo e criando um selo próprio, do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Uma DOC que chama a minha atenção é a portuguesa Douro. Conheci através do vinho Quinta do Cachão, que gosto muito. E foi através desta DOC que descobri uma pechincha. Um vinho português, da região do Douro, chamado VINZELO. Preço? Mais barato que os nacionais e semelhante aos argentinos mais em conta. Por quanto tempo? Não sei. Mas eu estou aproveitando. Boa degustação.

Nenhum comentário: