Começamos testando nossos conhecimentos no Master. Sempre gostei deste jogo e ainda o tenho, mas como as perguntas ficaram desatualizadas, fica difícil jogar. Mas o Bruno resolveu esta situação e deu a nova edição para a Lili. E como a Lili era a dona do jogo, acabou ganhando. Na verdade, ela deu um banho!
Uma sugestão para a Grow: vendam um kit de cartelas com perguntas novas. Eu compraria.
Partimos então para o pôquer, valendo a incrível quantia de 10 centavos a ficha. Assim, ninguém ganha muito, ninguém perde muito. O Lulu se juntou a nós perto da meia noite e também entrou na jogatina. Neste momento, já estávamos na 3a. garrafa de vinho.
Finalizamos com jogos de dados, um pouco de saquê e chá verde. Este toque oriental não poderia faltar num encontro com o Lulu e o Bruno, meus amigos viajantes.
Foi o Lulu que lembrou da regra de um jogo de dados que chamamos de 5 Mil e que tínhamos jogado num Natal Verde. Não encontrei nenhuma referência na Internet a ele.
Funciona assim:
Joga-se os 5 dados e soma-se os pontos conforme a tabela:
para cada dado com 5 -50 pontos
para cada dado 1 -100 pontos
sequência (de 1 a 5 ou de 2 a 6) - 150 pontos
para cada dado 1 -100 pontos
sequência (de 1 a 5 ou de 2 a 6) - 150 pontos
três dados com 3 - 300 pontos
três dados com 4 - 400 pontos
três dados com 5 - 500 pontos
três dados com 6 - 600 pontos
três dados com 1 - 1000 pontos
Se o jogador marcou pontos, ele decide se quer continuar ou parar. Se quiser parar, soma-se os pontos. Se quiser continuar, o jogador separa os dados que somaram pontos e joga somente os que não marcaram pontos. Soma-se os pontos dos novos dados.
Se não forem marcados novos pontos, perde-se os pontos desta rodada.
Se todos os dados representem pontos, por exemplo (1,1,3,3,3 - 500 pontos ou 1,2,3,4,5 - 150 pontos), joga-se todos os dados de novo.
Ganha o jogo que chegar primeiro a 5 mil pontos.
Para dificultar:
- somente começa a contar pontos o jogador que numa mesma rodada, somar pelo menos 650 pontos. Seria como um Buraco inicial.
- quem estourar os 5 mil pontos, volta para 4 mil pontos. Deste modo, no final tem-se que fazer o número exato de pontos.
Como a Lili considerou que este jogo depende apenas da sorte, mudamos para o General, um jogo mais famoso. Foi também o Lulu que lembrou das regras, apesar de algumas variações. Procurando na Internet, descobri que este jogo também pode se chamar Yam ou Yatch, que pode ter 12 ou 13 rodadas e que cada um marca os pontos de um jeito. O que importa é a diversão e ter as mesmas regras do início ao fim do jogo. Nós mesmo mudamos nossas regras nas 2 vezes que jogamos.
Se o post foi longo, imaginem a noite então. Saímos da casa da Lili e do Bruno perto das 5:30hs da manhã!
Escrever este post obrigou a procurar alguns sites de jogos e dou a dica dos 2 mais interessantes: Jogos Antigos e Ludomania.
2 comentários:
Oiiii!!!! Também vou fazer um post com fotinhos. A gente devia ter tirado uma foto nós três, né? Avisem sempre que vierem para a gente abrir o "cassino" haha!
Eu e os gagos jogamos uma variação muito próxima do Texas Hold'em com dados. Três, equivalentes ao flop, são jogados antes e dois ficam com cada participante. A maior combinação ganha. Aposta-se com moedas de 1 centavo (obrigatória para todos, sem small ou big blind), cinco, dez, vinte e cinco, cinquenta e um real. Cinco moedas de cada para cada um com direito a refil. O difíciel é arrumar tantas moedas. KKKKKKKKKKKKK
Postar um comentário